Reeducandos: força-tarefa ecológica


Assessoria_sejusp_2

No mês de março foi assinada, entre Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública, Fundação Nova Chance e a Eco Bike-Energia Limpa, a implantação do Projeto Biobike na Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá.

O projeto Biobike consiste na remodelação de bicicletas, apreendidas pela polícia e que se encontram paradas nos pátios das delegacias de todo o Estado em tricicletas, para que se possa trabalhar na coleta de óleos residuais para serem transformados em biodiesel. Ao todo são 12 reeducandos, do regime fechado, que estão recebendo capacitação nas áreas de soldagem, mecânica, serralheria, pintura, montagem e desmontagem, para que possam colocar em prática e participar do processo de fabricação das bicicletas ecologicamente corretas. A oficina para a fabricação das bicicletas coletoras foi instalada dentro do próprio complexo da Penitenciaria Central.

A ideia do projeto surgiu mediante a necessidade de evitar que as bicicletas apreendidas viessem a enferrujar, bem como encontrar um modo de evitar que, com as chuvas, viesse a se acumular água nos pneus, evitando, assim, a proliferação do mosquito da dengue. De acordo com o técnico da Eco Bike-Energia Limpa, Aldo Marcos da Silva, quando surgiu a ideia, ele pensava em um modo de aumentar a matéria prima do biodiesel de todas as formas. “Então vi na coleta de óleos residuais uma fonte muito atrativa, até porque sabia que podia agregar mais ações no mesmo projeto. Ele ainda conta que é uma forma de geração de emprego para os reeducandos quando saírem da Penitenciaria, pois saberão que podem trabalhar com algo que vai retirar um produto poluente do meio ambiente. “Cada litro de óleo contamina um milhão de litros de água, que depois vira biodiesel, que gera mais empregos. A cada litro de óleo recolhido é gerado outro litro de biodiesel, que substituirá um combustível fóssil, evitando assim a emissão de gases tóxicos na atmosfera. Então contamos com a experiência do Dr. Cabral, do Cempre e da determinação dos Drs. Arnaldo e Mauro, do Tribunal de Justiça do Estado, a Fundação Nova Chance, entre outros parceiros e, com isso, conseguimos fazer com que este projeto acontecesse”, completa Aldo.

Conforme o técnico da Eco Bike-Energia Limpa, os reeducandos que trabalham no projeto, estão entusiasmados e acreditam que, quando saírem, poderão levar uma vida digna e até mesmo um sustento garantido. Aldo revela que alguns reeducandos até buscam mais informações na área do biocombustivel. “O trabalho com os reeducandos tem o objetivo de capacitá-los para o mercado de trabalho, voltado para área de mecânica, solda, pintura, montagem, além de oferecer conhecimento na área de segurança de trabalho, meio ambiente entre outras”, conta Aldo.

Funac e Imeq
Criada há sete meses a Fundação Nova Chance (Funac) também é parceira do projeto Biobikes. Segundo a presidente da Funac, Neide Mendonça, a Corregedoria Geral da Justiça levou a Eco Bike-Energia Limpa até a Sejusp e, em seguida, para a Funac e apresentar o projeto que teve o início de suas articulações em 2008, sendo implantado somente agora. “A Corregedoria Geral da Justiça, através de provimento, nos repassa as bicicletas apreendidas e que não são reclamadas pelos seus donos. Até o momento, a Funac já recebeu cerca de 190 bicicletas, sendo 175 da Delegacia de Nova Mutum e 15 do Juizado da 2ª Vara da Criança e Juventude”, diz Neide.
Ainda participa do projeto Biobikes o Instituto de Metrologia e Qualidade de Mato Grosso (Imeq/MT) que fará a certificação das tricicletas que serão fabricadas.

Benefícios aos reeducandos
Os reeducandos que participam do projeto Biobikes têm, como benefícios pelo trabalho realizado, a diminuição da pena, ou seja, a cada três dias trabalhados, um dia da pena será reduzido, geração de emprego e também renda.