Vale anuncia investimento de US$ 305 milhões na produção de biodiesel

A mineradora Vale anunciou nesta quarta-feira (24) que vai investir 305 milhões de dólares na produção de biodiesel. Por meio de um consórcio com a Biopalma da Amazônia, a empresa pretende iniciar a produção de óleo de palma, em 2014. Serão produzidos ao todo 160 mil toneladas de biocombustível que serão utilizados para alimentar as mais de 200 locomotivas que operam no Sistema Norte da Vale, região Norte do país, além de máquinas e equipamentos de grande porte das minas de Carajás.

Atualmente, a Vale é a maior consumidora de energia do Brasil, com um total de 2,5 bilhões de litros de combustíveis. No Sistema Norte, são consumidos 500 milhões de litros de diesel. A intenção da mineradora é transformar todo esse consumo para o biodiesel de palma, o que equivale a 20% de todo o consumo energético da empresa.

O plantio de palma já teve início neste ano em uma área de 5 mil hectares. Ao todo serão plantados 60 mil hectares em uma área de 130 mil hectares no centro-norte do estado do Pará. O empreendimento ficará localizado nos municípios paraenses de Moju, Tomé-Açú, Acará, Concórdia e Abaetetuba.

Cerca de duas mil famílias de pequenos produtores serão contempladas na produção da palma no centro-norte do Pará, além da geração de seis mil empregos diretos. Serão construídas seis usinas de extração de óleo cada uma com um custo de R$ 80 milhões.

No Consórcio Vale Biopalma, assinado nesta quarta-feira, 41% é pertencente à mineradora e 59% à empresa responsável pela produção do biodiesel.