Biodiesel já é vendido nos postos capixabas, mas especialista alerta que redução da poluição só ocorrerá quando a mistura for maior
04/01/2008 13:03:06 - Redação Gazeta Rádios e Internet
Desde o dia primeiro de janeiro deste ano, o diesel comercializado nos postos de combustíveis de todo o país passou a ter a obrigatoriamente de adição de 2% de biodiesel. Uma mistura que, de acordo com especialistas, consiste em álcool adicionado a óleo comum de cozinha, que após um processo químico transforma-se em um combustível renovável.
Nos planos do Governo Federal a adição de 2% dessa mistura no diesel, vendido nas bombas, irá melhorar o ar, por causa da diminuição da emissão de gás carbônico, o CO², e também a vida dos trabalhadores do campo. No entanto, para alguns, essa proposta atinge mesmo apenas o trabalhador rural. De acordo com o coordenador do programa Despoluir da Federação das Empresas de Transportes do Espírito Santo, João Carlos Fernandes, o meio ambiente só vai sentir o benefício dessa adição quando o percentual ultrapassar os 5% de biodiesel. Mas isso, nos planos do Governo, só deve acontecer em 2013.
“Hoje esse programa do biodiesel, com a obrigatoriedade de 2%, tem mais conotação social do que ambiental e financeira. A grande vertente dele é gerar emprego e renda no campo, principalmente para os pequenos produtores. Esses serão os grandes beneficiários, por enquanto. Quando tiver uma proporção em torno de 10% é que o meio ambiente vai ganhar muito”, afirma Fernandes.
O coordenador do programa Despoluir explicou ainda que nesse primeiro momento não haverá impacto significativo na manutenção do veículo e nem na economia, tanto para aumentar quanto para reduzir o consumo. Fernandes alega que a adição do biodiesel não trará prejuízos à mecânica dos automóveis.
“O motorista vai continuar abastecendo o carro dele com o diesel, acrescentando apenas 2% do biodiesel. Isso não vai gerar impactos significativo nenhum em relação ao desempenho do veículo e do motor. A gente também não espera impacto financeiro, pois o valor dele não é tão superior ao diesel”, declara o coordenador.
A tendência dos trabalhadores rurais, produtores de dendê, mamona, soja, girassol e granola, que depois de processados se transoformam em óleo, é formarem cooperativas para abastecerem as industrias produtoras do biodiesel. A expectativa é de que sejam consumidos cerca de 840 milhões de litros de biodiesel por ano em todo o país. Atualmente, a capacidade instalada das usinas de biodiesel é de 2,5 bilhões/ano, o que garante o abastecimento. A produção de biodiesel já gerou 600 mil postos de trabalho no campo, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
O sindicato do Comércio Varejista dos Derivados de Petróleo do Espírito Santo afirmou que em todos os postos do Estado já há a adição de 2% do biodiesel ao diesel. O biodiesel é distribuído com uma substância química, conhecida como marcador, que permitirá identificar, em testes de laboratório, o produtor e a matéria-prima utilizada na sua fabricação.
A chegada do biodisel, chamado de "B2", significará também uma economia de aproximadamente US$ 410 milhões, reduzindo a dependência externa do diesel de 7% para 5%, segundo informações da Agência Nacional do Petróleo (ANP). O governo federal está tão otimista com a adaptação do mercado à mistura de biodiesel ao diesel que já aposta que poderá ainda em 2008 dar autorização, mas não tornar obrigatório, a mistura de 3% no derivado do petróleo do produto extraído de plantas.
Vantagens na utilização do Biodiesel
* É energia renovável. No Brasil há muitas terras cultiváveis que podem produzir uma enorme variedade de oleaginosas, principalmente nos solos menos produtivos, com um baixo custo de produção.
* O biodiesel tem risco de explosão baixo. Ele precisa de uma fonte de calor acima de 150 graus celcius para explodir
* Tem fácil transporte e fácil armazenamento, devido ao seu menor risco de explosão.
* O uso como combustível proporciona ganho ambiental para todo o planeta, pois colabora para diminuir a poluição e o efeito estufa.
* Para a utilização do biocombustível, não precisa de nenhuma adaptação em caminhões, tratores ou máquinas.
* O biodiesel é uma fonte limpa e renovável de energia que vai gerar emprego e renda para o campo, pois o país abriga o maior território tropical do planeta, com solos de alta qualidade que permitem uma agricultura auto-sustentável do plantio direto; topografia favorável à mecanização e é a nação mais rica em água doce do mundo, com clima e tecnologia que permitem a produção de duas safras ao ano.
* Contribui ainda para a geração de empregos no setor primário, que no Brasil é de suma importância para o desenvolvimento social e prioridade de nosso atual governo. Com isso, segura o trabalhador no campo, reduzindo o inchaço das grandes cidades e favorecendo o ciclo da economia auto-sustentável essencial para a autonomia do país.
Desvantagens
* Os grandes volumes de glicerina previstos (subproduto) só poderão ter mercado a preços muito inferiores aos atuais; todo o mercado de óleo-químicos poderá ser afetado. Não há uma visão clara sobre os possíveis impactos potenciais desta oferta de glicerina.
* No Brasil e na Ásia, lavouras de soja e dendê, cujos óleos são fontes potencialmente importantes de biodiesel, estão invadindo florestas tropicais, importantes bolsões de biodiversidade. Embora, aqui no Brasil, essas lavouras não tenham o objetivo de serem usadas para biodiesel, essa preocupação deve ser considerada.
04/01/2008 13:03:06 - Redação Gazeta Rádios e Internet
Desde o dia primeiro de janeiro deste ano, o diesel comercializado nos postos de combustíveis de todo o país passou a ter a obrigatoriamente de adição de 2% de biodiesel. Uma mistura que, de acordo com especialistas, consiste em álcool adicionado a óleo comum de cozinha, que após um processo químico transforma-se em um combustível renovável.
Nos planos do Governo Federal a adição de 2% dessa mistura no diesel, vendido nas bombas, irá melhorar o ar, por causa da diminuição da emissão de gás carbônico, o CO², e também a vida dos trabalhadores do campo. No entanto, para alguns, essa proposta atinge mesmo apenas o trabalhador rural. De acordo com o coordenador do programa Despoluir da Federação das Empresas de Transportes do Espírito Santo, João Carlos Fernandes, o meio ambiente só vai sentir o benefício dessa adição quando o percentual ultrapassar os 5% de biodiesel. Mas isso, nos planos do Governo, só deve acontecer em 2013.
“Hoje esse programa do biodiesel, com a obrigatoriedade de 2%, tem mais conotação social do que ambiental e financeira. A grande vertente dele é gerar emprego e renda no campo, principalmente para os pequenos produtores. Esses serão os grandes beneficiários, por enquanto. Quando tiver uma proporção em torno de 10% é que o meio ambiente vai ganhar muito”, afirma Fernandes.
O coordenador do programa Despoluir explicou ainda que nesse primeiro momento não haverá impacto significativo na manutenção do veículo e nem na economia, tanto para aumentar quanto para reduzir o consumo. Fernandes alega que a adição do biodiesel não trará prejuízos à mecânica dos automóveis.
“O motorista vai continuar abastecendo o carro dele com o diesel, acrescentando apenas 2% do biodiesel. Isso não vai gerar impactos significativo nenhum em relação ao desempenho do veículo e do motor. A gente também não espera impacto financeiro, pois o valor dele não é tão superior ao diesel”, declara o coordenador.
A tendência dos trabalhadores rurais, produtores de dendê, mamona, soja, girassol e granola, que depois de processados se transoformam em óleo, é formarem cooperativas para abastecerem as industrias produtoras do biodiesel. A expectativa é de que sejam consumidos cerca de 840 milhões de litros de biodiesel por ano em todo o país. Atualmente, a capacidade instalada das usinas de biodiesel é de 2,5 bilhões/ano, o que garante o abastecimento. A produção de biodiesel já gerou 600 mil postos de trabalho no campo, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
O sindicato do Comércio Varejista dos Derivados de Petróleo do Espírito Santo afirmou que em todos os postos do Estado já há a adição de 2% do biodiesel ao diesel. O biodiesel é distribuído com uma substância química, conhecida como marcador, que permitirá identificar, em testes de laboratório, o produtor e a matéria-prima utilizada na sua fabricação.
A chegada do biodisel, chamado de "B2", significará também uma economia de aproximadamente US$ 410 milhões, reduzindo a dependência externa do diesel de 7% para 5%, segundo informações da Agência Nacional do Petróleo (ANP). O governo federal está tão otimista com a adaptação do mercado à mistura de biodiesel ao diesel que já aposta que poderá ainda em 2008 dar autorização, mas não tornar obrigatório, a mistura de 3% no derivado do petróleo do produto extraído de plantas.
Vantagens na utilização do Biodiesel
* É energia renovável. No Brasil há muitas terras cultiváveis que podem produzir uma enorme variedade de oleaginosas, principalmente nos solos menos produtivos, com um baixo custo de produção.
* O biodiesel tem risco de explosão baixo. Ele precisa de uma fonte de calor acima de 150 graus celcius para explodir
* Tem fácil transporte e fácil armazenamento, devido ao seu menor risco de explosão.
* O uso como combustível proporciona ganho ambiental para todo o planeta, pois colabora para diminuir a poluição e o efeito estufa.
* Para a utilização do biocombustível, não precisa de nenhuma adaptação em caminhões, tratores ou máquinas.
* O biodiesel é uma fonte limpa e renovável de energia que vai gerar emprego e renda para o campo, pois o país abriga o maior território tropical do planeta, com solos de alta qualidade que permitem uma agricultura auto-sustentável do plantio direto; topografia favorável à mecanização e é a nação mais rica em água doce do mundo, com clima e tecnologia que permitem a produção de duas safras ao ano.
* Contribui ainda para a geração de empregos no setor primário, que no Brasil é de suma importância para o desenvolvimento social e prioridade de nosso atual governo. Com isso, segura o trabalhador no campo, reduzindo o inchaço das grandes cidades e favorecendo o ciclo da economia auto-sustentável essencial para a autonomia do país.
Desvantagens
* Os grandes volumes de glicerina previstos (subproduto) só poderão ter mercado a preços muito inferiores aos atuais; todo o mercado de óleo-químicos poderá ser afetado. Não há uma visão clara sobre os possíveis impactos potenciais desta oferta de glicerina.
* No Brasil e na Ásia, lavouras de soja e dendê, cujos óleos são fontes potencialmente importantes de biodiesel, estão invadindo florestas tropicais, importantes bolsões de biodiversidade. Embora, aqui no Brasil, essas lavouras não tenham o objetivo de serem usadas para biodiesel, essa preocupação deve ser considerada.