Bioenergia pretende instalar cinco usinas de biodiesel em MS

Campo Grande (MS) - O secretário de Estado de Coordenação Geral de Governo, Raufi Marques, recebeu nesta manhã, o prefeito de Nova Andradina Roberto Hashioka e o diretor da empresa Brasil Bioenergia SA, Laércio Néri, para tratar da viabilização e implantação de um novo projeto de usina do biodiesel em Mato Grosso do Sul, com pretensão de instalação de cinco unidades no Estado. A primeira unidade da usina foi pré-definida em contatos anterirores entre a empresa e prefeito municipal, para o município de Nova Andradina, região sudeste do Estado.

Néri sinalizou com a implantação de uma usina de produção de 115 mil toneladas de biodiesel ao ano, utilizando a soja, como produto inicial, e o pião manso, como nova planta a ser cultivada no Estado em larga escala de produção. O empreendimento utilizará também agricultura familiar e a construção da usina é planejado para janeiro de 2007, com ativação total para no máximo janeiro de 2008. “Queremos trazer um grande empreendimento para este Estado, com inovação, como a plantação do pião manso.”

O diretor ressaltou que os investimentos previstos serão de R$ 140 milhões na unidade de produção, 150 milhões na compra de matérias-primas e o trabalho é direcionado aos 12 meses do ano. “Somente o cultivo e colheita da planta é de oito meses, ficando os quatro meses restantes para trabalhos de recuperação do solo e área, e retorno ao cultivo.”

O secretário Raufi Marques, colocou o governo estadual à disposição para discutir este novo empreendimento. “Vamos estudar e fornecer os incentivos necessários, para atrair e conquistar mais desenvolvimento desta nova área para Mato Grosso do Sul.” Raufi lembra que o governo já conquistou e atraiu a empresa Brasil Ecodiesel para o Estado, que se instalará no município de Dourados. “A Ecodiesel colocou o Estado entre os principais para investimento do grupo, com nova unidade de capacidade a 100 mil toneladas ano.”


Novo governo - Raufi lembrou que o que será estabelecido agora terá que ser garantido com o próximo governo e no próximo ano, reafirmar com o novo governador. “Estamos à disposição, mas temos que desde já garantir a aplicação futura com o novo governo.”


Diversificar Economia - O governador Zeca do PT, nos últimos anos colocou-se à disposição na luta pela diversificação da economia de Mato Grosso do Sul e sempre ressalta que o Estado é um excelente mercado, possui localização estratégica e está pronto para assumir novos caminhos.

Segundo Zeca, o Estado está pronto para novos investimentos e ampliação da sua economia. “Hoje temos boa infra-estrutura, estradas, portos e natureza com seus rios que nos privilegia; administrativamente recuperado, apostando e pronto para diversificar sua base econômica; faz divisão com cinco outros estados, sendo entrada do Mercosul; a terra é muito boa para cultivo, sendo a mamona nativa e seu povo é muito trabalhador e guerreiro.”


Biodiesel - A produção desse novo combustível, o biodiesel, é uma descoberta do Brasil, por meio de pesquisas e comprovação de Expedito Parente, brasileiro do Estado do Ceará. A tecnologia empregada é 100% nacional e leva matéria-prima à base de produtos de nossa terra, como a mamona, soja, palma, babaçu e algodão. Com isso, o novo produto e mercado, levarão o País ao desenvolvimento de tecnologia nacional que será utilizada em todo o mundo, gerando mercado e empregos para a cidade e campo.

O governo federal, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, incentivou e proporcionou as novas descobertas, implantando grupo de trabalho e pesquisa. Ampliou recursos e investimentos na área e editou a medida provisória 105/2003, que criou e normatizou o novo produto brasileiro. A utilização do produto será natural, mas, por segurança e implementação, será obrigatório o uso de 2% e 5% de mistura ao diesel até 2008 e 2013, respectivamente. O consumo já é previsto para 800 milhões de litros, chegando a 2 bilhões em 2013.

A reunião contou com a participação do prefeito de Nova Andradina Roberto Hashioka e do secretário de Estado da Produção e do Turismo, João Cavallero, e do superintendente da Secretaria de Estado de Receita e Controle, Gladison Amorim.

Fonte: Agência Popular